De estudante de Turismo no interior de Santa Catarina à referência no desenvolvimento do Turismo de Experiência a nível Brasil.
Eu sou a Fabiana Dickmann, “a Fabi”, fui convidada pelos gestores da Turismoteca a compartilhar um pouco sobre a minha especialidade no turismo.
Sou Turismóloga de formação e hoje minha especialidade é identificar e capacitar produtos turísticos com foco em “Turismo de Experiência”. Desta forma mensalmente vou usar o espaço no Blog da Turismoteca para compartilhar com vocês um pouco dos locais que já ajudei a desenvolver experiências de turismo, como também minha visão de mundo sobre viajar.
Sou apaixonada pelo setor de viagem e turismo, eu não perco a oportunidade de colocar o pé na estrada e conhecer novos lugares.
MInha História
Neste primeiro post meu foco é contar um pouco da minha vida e da minha trajetória profissional. Nasci e cresci no interior de Trombudo Central, no interior de Santa Catarina. Uma cidadezinha pequena onde a base da atividade econômica é o agronegócio feito por pequenos produtores. Vindo de uma família de agricultores, entendo bastante sobre a vida no campo e acredito que isso ajudou muito no meu desenvolvimento no Turismo de Experiência.
Sou formada em Turismo pela UNIDAVI onde em 2007 concluí minha graduação. Com o diploma em mão foi a hora de desenvolver conhecimento prático, comecei minha vida profissional no turismo estagiando em um Resort na Praia dos Ingleses em Florianópolis.
Retornando às origens
Depois de estagiar algum tempo no hotel recebi o convite para assumir a Diretoria de Turismo e Cultura da cidade de Trombudo Central. Mal sabia que ali eu descobriria a minha maior paixão, que é desenvolver produtos de experiência em propriedades rurais.
Em 5 anos conseguimos desenvolver em torno de 9 experiências de propriedades rurais no município, mobilizando em torno de 30 pessoas no desafio de criar roteiros de experiência. No decorrer deste trabalho conseguimos 3 roteiros distintos de vivência no meio rural.
Novas Oportunidades
Em setembro de 2011 tive a oportunidade de expandir ainda mais meu propósito de descobrir e desenvolver experiências de turismo. Comecei a trabalhar na Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – Amavi, com Assessoria nas áreas de Turismo e Cultura, agora minha missão seria desenvolver minha metodologia para todos os 28 municípios associados, é na AMAVI que permaneço trabalhando até o momento.
Projeto Caminhos do Campo
A função da AMAVI é assessorar e estimular políticas públicas para o desenvolvimento das cidades associadas, no meu caso com foco em turismo.
A área de turismo é desenvolvida de fato pela iniciativa privada, é ela que cria e opera boa parte da infraestrutura e atrativos turísticos, diante desta necessidade e com a bagagem adquirida até o presente momento, foi onde comecei a escrever o que seria o projeto de Turismo no Espaço Rural “Caminhos do Campo”.
Para escrever o projeto, ouvi outros profissionais além de empreendimentos que já atuavam com este segmento do turismo para ter um projeto com o jeito regional, com características próprias e principalmente que valorizasse as vivências rurais, as pessoas do campo, foi então o momento de testar, iniciamos em 2018 a aplicação do projeto em Presidente Getúlio, com ótima aceitação e boas avaliações, foi o momento de expandir, atualmente 8 cidades da região já possui o Circuito Caminhos do Campo e outras na lista para implantarem. Conheça o projeto em https://www.instagram.com/caminhos_campo/
Prêmio de Destaque Nacional em Turismo
Paralelo a expansão busquei trabalhar a melhoria do capital humano, oferecendo capacitações aos envolvidos, sustentabilidade com acompanhamento constante, criar experiências turísticas personalizadas para cada propriedade e posicionamento de mercado para o produto turístico, foi assim que em 2019 conquistei o Prêmio Nacional de Turismo na categoria Profissional destaque, ONG.
Este Prêmio é bastante disputado e concorrido, no Estado de Santa Catarina fui a única profissional na categoria a conquistar tal reconhecimento e até o momento sou a única turismóloga que possui este o título nesta categoria.
Em 2021, o Circuito foi selecionado entre 54 projetos de todo Brasil para participar da primeira edição da chamada Pública Nacional do Projeto Experiências do Brasil Rural, o resultado deste projeto foi posicionamento de mercado com participação em feiras de turismo renomadas, material promocional, certificação do projeto e das propriedades participantes através do Ministério do Turismo.
Vou compartilhar com você minha paixão
Então agora que você já me conhece e sabe um pouco da minha história, nos meus próximos posts quero compartilhar um pouco das experiências e histórias do Circuito Caminhos do Campo, das minhas viagens e também meu ponto de vista sobre turismo de experiência. Espero que vocês gostem!
Fabi Dickmann é especialista em turismo de Experiência e colunista na Turismoteca
A Fabi é um grande presente para o turismo no Brasil. Profissional dedicada e super competente!
Fabiana Dickmann uma mulher visionária e com espírito empreendedor que mostrou para o alto vale e demais lugares,que podemos sim ajudar a desenvolver os agricultores por meio do turismo, onde ela nos traz a competência, profissionalismo e humildade que são atributos que nos faz chegarmos longe.É preciso no mundo em que estamos mais Fabiana igual a ela. Aonde ela nunca perdeu sua essência e sempre preservando suas raízes a agricultura.